em são paulo

Estudantes da UFSM participam da 1ª Copa do Mundo Contábil

Naiôn Curcino


Foto: Ney Izaguirry (Arquivo Pessoal)
Alexander (a partir da esq.), Júlia, Arthur, Ney (agachado), Sérgio, Thaina, Juliana e Bianca representam a UFSM em competição que é organizada pela primeira vez durante Congresso na USP

A Copa do Mundo acabou há duas semanas. Mas para seis alunos e dois professores do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a final vai começar só agora. Claro que eles não vão entrar em campo com chuteiras nos pés.

O desafio dos oito representantes da Federal, que estão divididos em duas seleções, é na frente do computador. Por meio de um software, os estudantes, com a ajuda dos professores, precisam resolver questões ligadas à contabilidade. A decisão da 1ª Copa do Mundo Contábil será nesta quinta-feira, em São Paulo, durante o 15º Congresso da Universidade de São Paulo (USP) de Iniciação Científica em Contabilidade. A organização é do Grupo de Estudos em Tecnologia da Educação na Contabilidade da USP e a realização é da Account-Contabilidade Didática, desenvolvedora do software utilizado.

UFN divulga 4ª chamada do vestibular de inverno

As duas equipes que representam a UFSM, que ficaram, em sorteio, com os nomes de Rússia e França (a anfitriã e a campeã da Copa de 2018), chegaram à final depois de passar por duas eliminatórias online, nos dias 6 e 13 de julho, respectivamente. Para isso, tiveram de resolver questões comuns no dia a dia da futura profissão de contabilista, e também colocar em prática o que aprenderam até agora durante o curso. Foram balancetes, demonstrações de balanço patrimonial, lucros e prejuízos, folha de pagamento e encargos, imposto de renda, entre outros. 

- As tarefas foram bem difíceis, mas os alunos conseguiram fazê-las. Eles tiveram poucas dúvidas, e quando tiveram, recorreram a nós. A competição é importante porque entusiasma eles a continuar estudando. E o fato de estarmos entre os melhores da Copa mostra o quanto o nosso ensino, da UFSM, está em grande nível - destaca o professor Ney Izaguirry de Freitas Júnior, técnico do time Rússia.

Após falhas, inscrições do Fies são prorrogadas

Júnior comanda a equipe que tem os alunos Arthur Vielmo, Alexander Machado e Júlia de Mello. Já a França, do técnico Sérgio Madruga, é composta pelas acadêmicas Bianca Alves, Juliana Hoch e Thainá Nichelle. Ontem, eles estavam na estrada, em deslocamento a São Paulo, de ônibus, junto a outros 22 alunos da UFSM que também vão participar do Congresso. Os campeões ganharão um smartphone Samsung Galaxy J7, e os vices, um curso EAD. Os professores receberão uma licença do software utilizado.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

UFSM está com inscrições abertas para disciplina sobre felicidade Anterior

UFSM está com inscrições abertas para disciplina sobre felicidade

Fames realiza processo seletivo nesta terça Próximo

Fames realiza processo seletivo nesta terça

Educação